32 Comments

Simplesmente amo o ciclo bíblico e adoro as conexões que tu fazes com o mundo (pós? ultra?) moderno. Acho que esses textos são clássicos, pois se atualizam às sociedades - muitas vezes de um jeito bem bizarro, se pensarmos nos fundamentalistas. Fui bastantei inspirada por tuas cartas do ciclo bíblico e as outras que se atravessaram, como bem disse Rafael no comentário anterior, acabam mostrando o teu envolvimento com as leituras e o quanto essa travessia te transformou. Interessante que tenha ocorrido no Êxodo.

Um beijo!

Expand full comment
author

Sue, obrigada por estar sempre por aqui! Sim, o Êxodo foi bem importante para mim. Estou pensando até em fazer um intervalinho antes de começar o Levítico, que muda de chave e lida com temas bem sensíveis. Acho que a gente tem a missão de atualizar e emprestar vida nova às coisas que a gente herda. Nessa questão do fundamentalismo, li um livro recentemente que chama “Judaísmo radical”, por indicação do Antônio Xerxenesky, que dá pra repensar como “religiosidade radical”. Achei bem interessante. Ele se fundamente não na ideia de congelar coisas do passado, ou ler livros literalmente, como o fundamentalismo, mas em repensar as coisas radicalmente. Beijo!!

Expand full comment

Ariela, cheguei aqui porque a minha companheira recomendou. Comecei lá no "Arquitetos e construtores" e tenho achado bem interessante as suas leituras do ciclo bíblico. Mas há outra coisa que também tem sido interessante: me parece que os textos entre os do ciclo estão cada vez mais atravessados por essas leituras de alguma maneira. Ou será que é a minha leitura atravessada por isso? Depois, se puder, me diz o que acha.

Expand full comment
author

Oi, Rafael! Eu tenho percebido isso também, principalmente no texto “o rastro”. Acho que tem a ver com o modo como o projeto bíblico tem mudado, meio que sem querer. Eu comecei o projeto pensando em falar na Bíblia como narrativa, e acho que tenho migrado gradualmente a pensar a Bíblia (e/ou a religião) como filosofia. E daí passa a ser um jeito de pensar, de interpretar a realidade, e começa a informar outras ideias. Digamos que vira um framework. Obrigada pelo comentário!

Expand full comment
Sep 18, 2022·edited Sep 18, 2022Liked by Ariela K.

Gosto tanto que guardo seus textos pra saborear em manhãs de sábado. Aprecio as ideias e também a forma como você conecta as coisas. E confesso que eu tinha um preconceito com o Velho Testamento, mas tive a oportunidade de conhecer novas perspectivas que deram outro sentido pro texto. Muito bom, obrigada 💛

Expand full comment
author

Ah que imagem boa vc guardando os textos pra uma manhã gostosa de sábado! Espero continuar a te fazer companhia ❤️

Expand full comment

Ariela (íntima já quase kkkkk), leio sua newsletter há uns 4 meses e é minha preferida. Sempre me pego pensando em coisas que não tinha pensado e sou apaixonada, especialmente, pelo ciclo bíblico, tô com bastante medo de como vai ser quando ele acabar, acho que tem um quê meio Jorge Luis Borges que me fascina. Queria só deixar aqui meu carinho e admiração por você <3 (coração vintage da época que usar a internet era menos hostil).

Expand full comment
author

Oi, Juliana!!! Aaaahh que mensagem boa de receber <3 <3 <3 (vários corações vintage de bônus!)

Não se preocupe que já tenho planos B e C para depois do ciclo bíblico. Tem os livros sapienciais, tem os livros proféticos e tem o Talmud que é lido em ciclos de 7 anos, então tenho potencialmente várias anos de reflexões e tagarelagem pela frente ☺️ Beijos e bom te ter por aqui!

Expand full comment
Sep 14, 2022Liked by Ariela K.

Riri, você é minha escritora favorita S2

Obrigada por escrever para todos nós! Suas reflexões são maravilhosas.

Expand full comment
author

Saudades, Fernandinha!!!! Seu apoio significa muito 🥰

Expand full comment

Ariela, não lembro como cheguei à sua newsletter, mas estou adorando, é uma das melhores coisas aqui da newsletterosfera (existe essa palavra? rs). Gosto principalmente das reflexões sobre literatura, e a série do Êxodo é bem legal também - não me considero um seguidor de religião hoje em dia, mas ver paralelos originais entre a literatura e teóricos como Walter Benjamin é muito interessante.

E já que você abriu espaço para divulgar newsletters, deixo aqui a minha, que inaugurei não faz nem 24 horas. Abri porque queria compartilhar algumas palavras a respeito da morte do Jean-Luc Godard. Ainda não tenho planejado o que devo escrever daqui pra frente, mas deve seguir principalmente pela música, pelo cinema e pela literatura. Chama-se "Soft Effects" - nome de um disco de uma das minhas bandas favoritas, o Spoon. Segue o link para assinar - e ler meu único texto até agora: https://softeffects.substack.com/

Abraço!

Expand full comment
author

Oi, Mateus! Que legal que vc se juntou a newslettosfera hahhahaha acabei de me inscrever na sua! Espero acompanhar seus escritos em breve! Acho muito legal esse renascimento dos blogs que está rolando via newsletter. O meu texto dessa semana acho que vai ser sobre literatura - ainda não defini… espero que goste ☺️ Abraço!

Expand full comment

oláa, tudo bem por aí?

cheguei nos seus textos bíblicos por uma indicação que vi em outra newsletter que amo (uma palavra, da Aline Valek), não lembro exatamente em qual texto cheguei, mas gostei de cara e fiquei. gosto de ler sobre filosofias, religiões e espiritualidade sob diferentes perspectivas, e achei muito interessante a relação que você faz dos textos bíblicos com a atualidade e com o fazer artístico nesse e em outros tempos. além disso, suas publicações sempre me trazem ótimas referências. me faz pensar, repensar, questionar e aprender coisas novas. delícia de ler.

falando em referências, o trecho da Virginia Woolf na última edição me lembrou um texto que li da Alice Walker. sob uma outra perspectiva e muito interessante tbm. vou te mandar por e-mail :)

assino poucas newsletter com receio de transformar o meu e-mail em uma rede social lotada de informações, tentando um movimento mais slow por aqui como trocamos antes rs. o bom é que sempre to atenta nas edições da diletante.

bjbjbj

Expand full comment
author

A Aline Valek é incrível, uma criadora multiplataformas muito talentosa (e generosa, me deu um super apoio ao indicar meus textos)! Fico feliz que ela te trouxe aqui! Recebi o texto por e-mail, super obrigada. Lá vou eu passar ele na frente de outros textos que pretendia ler hahahhaa

Beijos!!

Expand full comment
Sep 14, 2022Liked by Ariela K.

Salve! Sua newsletter e eu nos encontramos num momento em que procurava mais elementos sobre as comunidades eclesiais de base, por motivações intelectuais e militantes. De lá, fui atrás de coisas sobre a Teologia da Libertação. No passo seguinte, procurei elementos sobre o cristianismo primitivo. Quando encontrei tuas reflexões e (re)leituras do Êxodo (numa perspectiva que me pareceu emancipadora), pensei: vou ficar um (bom) tempo por aqui. 🤗 Confesso que a loucura que é trabalhar, militar e viver no Brasil de hoje não me deixa ler tudo assim que é publicado. Mas tem sido muito bom ir acompanhando tudo. Abraço e obrigado!

Expand full comment
author

Opa, que bom te ter por aqui e que bagagem interessante vc tem! Espero que continue achando coisas interessantes na newsletter. Adoraria ouvir suas visões também! O Êxodo é um livro com uma história muito bonita de inspirar transformação social - é o primeiro registro que temos da história sendo contada pelo lado mais fraco. Isso não é pouca coisa. Não se incomode com atrasos na leitura, o texto já tem uns 2.500 anos 😊 abraço!

Expand full comment
Sep 14, 2022Liked by Ariela K.

Obrigado pelo retorno! E até mais!

Expand full comment
Sep 14, 2022Liked by Ariela K.

Ahahaha certo! Olhando pelo lado milenar do texto, fico mais tranquilo com os atrasos de leitura. 😁 Tive uma formação religiosa que, em determinado momento, não fez mais muito sentido para mim. Mas olhar pelo viés histórico tem me reaproximado dessa formação, embora de uma outra maneira. Algo que me chama atenção no Êxodo (que, sim, é uma bela e forte história) é, na verdade, como a tradição judaica conseguiu manter uma reflexão que me parece mais politizada em suas comemorações da Páscoa. Quando vejo a forma como praticamente eliminaram a carga política da trajetória de Jesus (que foi o marco da minha formação religiosa) nas comemorações cristãs, fico quase desconcertado (embora não seja exatamente um mistério imaginar como se chegou a isso). Acho que o que tenho buscado é uma forma de mobilizar essas tradições em uma perspectiva novamente emancipadora.

Expand full comment

Descobri a newsletter no meio de uma jornada de tentar aprender a olhar para a bíblia como mais do que um texto adversário e ultrapassado, mas como um texto relevante na nossa história e ainda capaz de ser influente de forma positiva. A sua newsletter foi o que para mim tornou essa possibilidade teórica em realidade. Animado para ver a outra metade da jornada!

Expand full comment
author

Robson, obrigada pela amizade e pela abertura!!! Você sabe que sempre tem pessoas que se inscrevem na newsletter por algum texto específico e que desistem dela por causa dos textos bíblicos (só os textos bíblicos geram desinscrições!). Se a gente não tivesse cultivado uma amizade antes, acho que você seria uma dessas pessoas. Então obrigada por embarcar nessa e por seu amigo um pouco inconveniente ❤️

Expand full comment

Concordo com o Rafael e a Suellen que os textos entre os textos bíblicos dialogam com eles também. E sinto, do Gênese pra cá, particularmente com os textos do Êxodo, que você está a caminho de encontrar alguma coisa. Como a descoberta de um mistério que não envolve personagens, ou do qual os personagens sejamos nós, você e as pessoas que leem. Talvez nós até já o tenhamos visto, mas vamos descobrir ao longo da trilha. Tem sido um prazer te acompanhar.

Expand full comment
author

Matheus, que comentário bonito, como os seus contos! Obrigada!

Expand full comment

Como essa ferramenta dos tempos bíblicos chamada e-mail só estava sendo usada para receber Spam e propaganda das Casas Bahia, eu entrei de cabeça na onda das newsletters que surgiu nos últimos tempos. Acho que deveo ter assinado pelo menos umas 20 ou 30 no último ano. Ótimo pra fugir das redes sociais com distrações, informações e entretenimento menos robotizado.

Com o tempo, lembrei que o meu tempo é finito e que devia ficar só com as melhores. Mesmo gostando muito de ler e de literatura, as newsletters de literatura foram as que caíram mais fácil no meu filtro, por motivos que ainda não sei explicar. Fato é que essa ficou por um motivo que acho que sei explicar (talvez): é um texto cativante.

A série do ciclo bíblico com certeza é extremamente interessante, mas os textos intermediários também são ótimos. Eu frequentei o meio evangélico por tempo o suficiente pra mensagem bíblica ficar pra sempre na minha mente e eu fico muito feliz de poder contar com um texto de apoio tão competente pra me ajudar a reinterpretar algumas coisas. Se até a newsletter está ainda se definindo, eu provavelmente também estou e nem sei onde queria chegar direito com esse comentário, mas parabéns pelo trabalho com a news. 😊

Expand full comment
author

Oi, James! Obrigada pelo comentário totalmente no espírito da newsletter! Hahaha

Sabe que eu também tenho uma relação estranha com os conteúdos literários? Eu vivo começando a seguir um monte de gente do meio, e depois passando a limpa. E isso mesmo amando livros e amando ler. Suspeito que seja por 2 motivos: 1) vira uma conteúdo muito auto-referente, um meta-conteúdo, escrita sobre escrever, leitura sobre ler etc 2) me passa a impressão que eu não estou lendo o suficiente, ou me estimula a uma certa relação de consumo descartável com os livros.

Obrigada por estar por aqui! Bom ter gente que veio do meio evangélico, acho que há um trabalho muito bacana e muito grande a ser feito em reinterpretar o texto bíblico dentro desse público também.

Expand full comment

Oi, xará. :)

Passando de novo para dizer que A Diletante é uma das minhas melhores descobertas por aqui!

Ainda pretendo voltar no arquivo e resgatar os textos que não recebi no email para ler com calma.

Gosto muito do ciclo bíblico e também da sua escrita de modo geral, sobre coisas triviais e não tão triviais assim. Outro aspecto que me agrada demais é que a newsletter tem essa característica de busca, como um trajeto, e estou gostando de te acompanhar.

Muito obrigada por compartilhar.

Expand full comment
author

Oi, xará! Sim, mal sabia eu como ter definido a newsletter como uma busca era real, não só um texto pra preencher o vazio incômodo de não ter uma descrição no Substack! Acho que ainda estou descobrindo as próprias perguntas, mas deve ser assim mesmo, né? Acabei de me inscrever na sua news! Um beijo

Expand full comment

Sim, acho que sim, estou na mesma. Perseguindo as perguntas.

Beijo e obrigada pela companhia!

Expand full comment

Gosto demais do seu trabalho! Ainda não consegui ler todos os textos do ciclo, mas adorei todos os que li. Virei fã demais <3

Expand full comment
author

Aaaah que bom saber disso 🥰 Depois me conta o que achou dos textos mais antigos (assumindo que foram esses que vc não leu ainda)! Tenho o plano de longo prazo de, no fim do ciclo, juntar todos os textos e publicar no Kindle, pra facilitar a leitura. Mas já estou temendo o que vou achar dos textos mais iniciais, se vou achar que estavam muito ruinzinhos…

Expand full comment

eu amei as reflexões que você trouxe durante o ciclo, e aprendi muito com a sua newsletter :') obrigada pela partilha, os seus textos são ótimos de ler.

ansiosa pelo que está por vir!

um beijo

Expand full comment
author

Só faz sentido porque tenho gente bacana com quem compartilhar ❤️ Beijos!

Expand full comment

amigas, éres perfecta!

Expand full comment